CEASA Botucatu

A cidade de Botucatu conta com dois armazéns de grãos e produtos não perecíveis como o açúcar para suprir a necessidade de estocagem local e de cidades vizinhas. A CEASA Botucatu funciona apenas para armazenagem de produtos e não para comércio, seja ele atacado ou varejo.

A CEASA mantém a maior rede pública de silos e armazéns gerais do Estado de São Paulo, com gestão do Departamento de Armazenagem (DEPAR). Juntas, as unidades da rede têm capacidade para estocar mais de 850 mil toneladas de produtos. São 18 unidades ativas situadas próximas aos polos produtivos presentes na capital e no interior de São Paulo.

Armazém CEASA Botucatu

A armazenagem é classificada como uma das principais atividades desenvolvidas pela Companhia, sabendo que a produção agrícola é a maior riqueza do agricultor, oferece as melhores condições de armazenamento para safra. Possui estruturas adequadas para armazenagem, sendo grandes depósitos em forma de cilindro, para guardar produtos agrícolas, onde recebem as mercadorias e abrigam de forma segura e com qualidade para não haver perda.

Cada uma dessas centrais está localizada em pontos estratégicos, próximos a rodovias para fácil circulação, tornando o processo de recebimento e distribuição das mercadorias mais eficiente. São necessários outros cuidados, como manuseamento correto e com qualidade na hora do transporte para não ocorrer danos à mercadoria.

O CEAGESP realiza um elo que perpassa toda a cadeia de produção e comercialização dos referidos produtos, permitindo a aproximação entre produtor rural e consumidor final. No momento em que o consumidor compra algum desses produtos (frutas, legumes, verduras, plantas, flores, diversos, pescado e grãos) seja em feiras, super e hipermercados, restaurantes ou sacolões muito provavelmente essa mercadoria tenha sido comprada através de alguma CEASA.

Da mesma forma, também se pode concluir que as companhias necessitam do agronegócio, pois sem o produtor, não é possível que se consiga mercadorias para realizar suas atividades. Esses pontos também evidenciam a importância do agronegócio no Brasil, o qual gera inúmeros benefícios, tais como: alta competitividade, alto grau de utilização de tecnologia, geração de empregos e riqueza para o país.

Diferença entre Entreposto e Armazém

O armazém é como o estoque de alimentos não perecíveis como o açúcar e grãos, a CEASA Botucatu por exemplo armazena esses e outros produtos. Já o entreposto é o nome que se dá ao local onde se comercializa diferentes tipos de produtos, no caso das outras unidades CEASA é onde ocorre a venda de verduras, frutas, vegetais e outros. A unidade de Botucatu não possuí entreposto.


Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp


 

Armazém Botucatu

Estrutura e capacidade
Armazém Convencional (54 mil toneladas): recebe açúcar à granel, produtos agrícolas em sacos e bags, produtos industrializados e pellets

Localização e Contato
Estação Rubião Junior, s/n – Dist. de Rubião Jr – CEP 18618-970
Tel.: (14) 3882-1988 | (14) 3882-1788
E-mail: [email protected]
Responsável Regional 2: Roberto Nakashima – [email protected]
Contato: Edson Caetano

Produtos armazenados

Os principais itens armazenados são produtos à granel, como grãos, açúcar e pellets, produtos agrícolas em sacos e/ou bags e produtos industrializados de acordo com a estrutura disponível em cada unidade.

Serviços oferecidos

  • Atendimento Personalizado: engenheiros agrônomos e técnicos especializados conduzem todas as etapas do processo de armazenamento.
  • Amostragem e Classificação: todos os grãos, antes de serem armazenados nos Silos, passam por um processo de amostragem e classificação (teor de umidade, matérias estranhas, impurezas, insetos entre outros itens importantes na tipificação do produto).
  • Limpeza e Secagem: quando os grãos a apresentam impurezas e/ou teor de umidade acima dos padrões de recebimento da CEASA (1% de impureza e 13% de umidade), eles passam por processo de limpeza e secagem antes de serem armazenados.
  • Tratamento Fitossanitário: processo realizado nos produtos recebidos (expurgo e/ou pulverização com inseticida liquido) com objetivo de evitar a ocorrência de pragas e garantir a manutenção da qualidade durante o armazenamento.
  • Transbordo: transferência de mercadoria de um veículo para outro do mesmo tipo.
  • Balança de caminhão: pesagem avulsa tarifada.
  • Warrants: a CEASA está habilitada a emitir Títulos de Créditos Especiais que possibilitam o financiamento dos estoques dos produtos armazenados.

Os clientes

Atendem pequenos, médios e grandes produtores agrícolas, usinas de açúcar, moinhos, cooperativas agrícolas, importadores, exportadores e órgãos do Governo.